Psicoterapia
Psicoterapia:
O objetivo da psicoterapia deve ser facilitar à pessoa que a procura voltar a crescer, se desenvolver e a evoluir de forma bem enraizada no presente e conectada com a realidade.
O que é Psicoterapia e qual seu objetivo?
Muito se discute a respeito do que é psicoterapia e quais os seus principais objetivos, e parte importante da resposta está ligado à visão de ser humano de cada um.
Para mim, que sou um apaixonado pela visão que a Psicologia Transpessoal tem do ser humano, o principal motivo do sofrimento e de doenças psicológicas como por exemplo a depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamento, alcoolismo e adicção a drogas, normose entre tantos outros é alguma dificuldade ou impedimento no crescimento, desenvolvimento e evolução do ser humano – e é isso que provoca o sofrimento psicológico.
Por isso, o objetivo da psicoterapia deve ser facilitar à pessoa que a procura voltar a crescer, se desenvolver e a evoluir de forma bem enraizada no presente e conectada com a realidade.
Assim como para uma árvore bem enraizada na terra, uma pessoa bem enraizada na realidade e no conhecimento de si mesmo cresce sem dor ou sofrimento. Ao contrário, para essa pessoa bem enraizada o crescimento, desenvolvimento e evolução representa o prazer de tornar-se quem se é.
Se você pensa em iniciar um processo de terapia comigo, por favor entre em contáto para agendarmos uma primeira conversa onde exploraremos se o processo é para você, se sou eu a melhor pessoa para te acompanhar nele e se for esse o caso combinarmos algumas outras coisas sobre o processo.
.
Psicologia Transpessoal:
A Psicologia Transpessoal é uma abordagem da Psicologia considerada por Abraham Maslow (1908-1970) como a "Quarta Força da Psicologia", sendo a primeira força a Psicanálise, seguida da Psicologia comportamental, e a terceira a Psicologia humanista.
É uma forma de sincretismo teórico, que abarca conteúdos de muitas escolas psicológicas, como as teorias de Carl G. Jung, Abrahan Maslow, Viktor Frankl, Ken Wilber e Stanislav Grof.
Surgiu em 1967 junto com Movimentos do Potencial Humano e New Age nos EUA, pelo pensamento de Maslow, que dizia que o ser humano necessitava transcender sua Psique (pessoal), conectando-se ao Todo, ou a outras realidades mais abrangentes (transpessoais).
O que é Trauma:
De acordo com Peter A. Levine, criador do método SE - Somatic Experiencing® - trauma é uma resposta de defesa incompleta, altamente ativada, em termos de mobilização do organismo, e que ficou congelada no tempo. Padrões específicos de intensa carga energética estão intrinsecamente associados ao trauma e dele são constituintes. Seus sintomas decorrem de tentativas de reter e administrar essas cargas intensas, que são inerentes ao instinto de sobrevivência e aos impulsos mais poderosos que o corpo pode produzir.
O trauma acontece quando a capacidade adaptativa do organismo é forçada além de suas possibilidades de autorregulação – o sistema nervoso se desorganiza e não consegue recompor-se. Mesmo quando o trauma não dá sinais mais óbvios, o registro somático de sua presença no corpo pode eclodir muito depois, inclusive a partir de episódios aparentemente insignificantes.
Os sintomas do trauma não são causados pelo evento ameaçador em si. Estão relacionados à energia residual que ficou acumulada no corpo devido à impossibilidade de uma resposta biológica de luta, fuga ou congelamento diante do perigo. A traumatização ocorre quando não podemos defender a nós mesmos, ou por testemunharmos ameaça à vida ou à integridade psicológica de outras pessoas, marcadamente nossos entes queridos.
O trauma pertence à esfera do que é primário no ser humano. Curá-lo ou transformá-lo passa, necessariamente, por permitir que padrões de ação não conscientes e biologicamente determinados aconteçam no corpo, seguidos da descarga gradual da energia retida. Em essência, o método Experiência Somática é um facilitador desse processo. Seus princípios e técnicas de comprovada eficiência têm conduzido milhares de pessoas à restituição de uma vida plena.
Somatic Experiencing® (SE):
Resolução de Estresse Traumático:
A Experiência Somática é um modelo naturalista e biológico de resolução de estresse traumático desenvolvido pelo psicólogo e biofísico norte americano Peter A. Levine, Ph.D.
O SE vai atuar sobre o comportamento do Sistema Nervoso Autônomo, empregando a conscientização das sensações corporais relacionadas à situação traumática como ferramenta básica.