Trauma
O que é Trauma:
De acordo com Peter A. Levine, criador do método SE - Somatic Experiencing® - trauma é uma resposta de defesa incompleta, altamente ativada, em termos de mobilização do organismo, e que ficou congelada no tempo.
Padrões específicos de intensa carga energética estão intrinsecamente associados ao trauma e dele são constituintes. Seus sintomas decorrem de tentativas de reter e administrar essas cargas intensas, que são inerentes ao instinto de sobrevivência e aos impulsos mais poderosos que o corpo pode produzir.
O trauma acontece quando a capacidade adaptativa do organismo é forçada além de suas possibilidades de autorregulação – o sistema nervoso se desorganiza e não consegue recompor-se. Mesmo quando o trauma não dá sinais mais óbvios, o registro somático de sua presença no corpo pode eclodir muito depois, inclusive a partir de episódios aparentemente insignificantes.
Os sintomas do trauma não são causados pelo evento ameaçador em si. Estão relacionados à energia residual que ficou acumulada no corpo devido à impossibilidade de uma resposta biológica de luta, fuga ou congelamento diante do perigo. A traumatização ocorre quando não podemos defender a nós mesmos, ou por testemunharmos ameaça à vida ou à integridade psicológica de outras pessoas, marcadamente nossos entes queridos.
O trauma pertence à esfera do que é primário no ser humano. Curá-lo ou transformá-lo passa, necessariamente, por permitir que padrões de ação não conscientes e biologicamente determinados aconteçam no corpo, seguidos da descarga gradual da energia retida. Em essência, o método Experiência Somática é um facilitador desse processo. Seus princípios e técnicas de comprovada eficiência têm conduzido milhares de pessoas à restituição de uma vida plena.
Somatic Experiencing® (SE):
Resolução de Estresse Traumático:
A Experiência Somática é um modelo naturalista e biológico de resolução de estresse traumático desenvolvido pelo psicólogo e biofísico norte americano Peter A. Levine, Ph.D.
O SE vai atuar sobre o comportamento do Sistema Nervoso Autônomo, empregando a conscientização das sensações corporais relacionadas à situação traumática como ferramenta básica.