É comum lembramos do passado com saudades. Usualmente, em nossas memórias, vivíamos mais felizes, com mais amigos ou em situações mais favoráveis. Bem como, esperamos por um futuro em que nossos desejos se realizem. Nos vemos felizes nos cargos almejados, na vigem dos sonhos, na compra do tão sonhado carro ou apartamento.
A grande questão é que as imagens passadas e futuras são construções mentais em que participam somente aqueles elementos aceitos por nossa psiquê, e, portanto, são incompletos. As memórias e imaginação não são um estado presente, afinal não vivemos de fato nessas construções mentais.
O que é real, que temos participação e controle, e que deve ser o melhor momento de nossas vidas é o momento presente. O hoje.
Pode existir dor e sofrimento no hoje? Sim. Entretanto, normalmente, grande parte deste sofrimento vem ou do passado, com seus traumas, decepções e arrependimentos, ou do medo do futuro do qual não temos o menor controle.
Assim, torne o passado um aliado ao aprendizado e ao seu desenvolvimento e os desejos futuros a fonte propulsora para fazer do hoje o melhor momento de suas vidas.
Daniel Holzhacker
Psicólogo (CRP 06/127614)
www.holzpsicologia.com.br
Comments