top of page

O inferno e os outros





Somos uma combinação de como nos vemos e como os outros nos veem. Quando estamos saudáveis há equilíbrio entre ambos, e conseguimos manter nossa autoimagem a despeito da opinião de pessoas que não nos são importantes, mas tenho notado em consultório que a opinião de pessoas não importantes são cada vez mais motivo para ansiedade. Como disse Sartre, o inferno são os outros.


Precisamos sim levar em consideração como somos percebidos, até porque isso modula a maneira como nos comportamos e facilita nossa vida em sociedade. Grosserias e outros comportamentos inaceitáveis devem ser desincentivados sempre que apareçam, mas isso não significa que seja desejável ou saudável a perda de conexão com quem de fato somos e de como percebemos a nós mesmos.


Frequentemente o simples olhar para si mesmo, redescobrindo quem se é e considerando quais os próprios sonhos, planos de vida e quais as pessoas cuja opinião a nosso respeito realmente importam é um grande alívio para a ansiedade cada vez maior em uma cultura que passa a unir a realidade física com o ambiente virtual, onde muitos se sentem julgados e condenados por todos.


Daniel Holzhacker

Psicólogo (CRP 06/127614)

www.holzpsicologia.com.br

Comments


bottom of page