O Brasil contemporâneo parece valorizar a falta de organização e a incapacidade de planejamento. Fazer as coisas de qualquer jeito, sem cuidado e sem capricho passou a ser positivo, muitas vezes independentemente do resultado final e se afeta outros ou não.
Muitos dos que procuram profissionais de Coaching e Psicoterapia sofrem exatamente da consequência da falta dos “valores coxinha”, como o planejamento, cuidado com os outros e com sigo mesmo e respeito com as regras (por exemplo regras de convivência social, de relacionamento, de transito, de horário, etc).
Não se percebe que essa valorização da falta de regras, organização e respeito não apenas coloca o indivíduo em situação complicada e pouco saudável, principalmente a longo prazo, mas também a comunidade e o país se tornam lugares difíceis e desconfortáveis a todos.
Mas acredito que possamos estar em um período de mudança, um período de grande capacidade de evolução e desenvolvimento pessoal e social, onde o respeito aos outros, o capricho e cuidado com o próprio trabalho e em que o relacionamento com aqueles que amamos e admiramos seja pontuado pelo respeito seja valorizado e muito importante.
Em suma, acredito, e espero, que estejamos entrando em um período muito mais coxinha.