top of page

Perdão é o catalisador



A capacidade de perdoar aos outros e a si é uma das características mais importantes de alguém com boa saúde mental e espiritual.


Assim como o casco descuidado de um barco que acumula cracas, conchas, moluscos e tantas outras coisas que dificultam a navegação, também tendemos a colecionar situações e emoções inacabadas que, com o tempo, dificultam a vida. Navegar, sem resolver essas questões, é carregar um peso extra e dificultador abaixo da superfície da água.


A linha da Gestalt Terapia da psicologia chama isso de “Gestalt em aberto”. São situações, relacionamentos ou emoções não resolvidas (pelo menos para nós) e que atrapalha novos relacionamentos, a sensação de prazer e o crescimento pessoal.


O perdão é uma das maneiras (a mais importante) de se concluir o que está em aberto. Quando perdoamos damos um enorme passo no sentido de limpar e facilitar a navegação da nossa vida em direção a um futuro melhor, mais feliz, com mais realizações e crescimento pessoal.


Um exemplo da importância do perdão está na cura da criança ferida. Quando se perdoar os pais por uma infância difícil é possível curar as feridas da infância e, assim, continuar a crescer e evoluir.


Outro exemplo está no perdão por uma traição. Perdoar o companheiro ou companheira é um passo significativo para reconstrução de uma vida amorosa saudável.


E não basta ser capaz de perdoar apenas os outros. O autoperdão é essencial para assumir e aceitar a nossa responsabilidade em relação às situações. Temos de ser capazes também de perdoar a nós mesmos pelas escolhas, erros e “pisadas na bola” do passado, o que significa assumir e aceitar as consequências, inclusive, e principalmente, o aprendizado e desenvolvimento oportunizado pelo erro cometido.


Ser capaz de perdoar a si é necessário para navegar pela vida. Pois, como disse Martin Luther King: “O perdão é um catalisador que cria a ambiência necessária para uma nova partida, para um reinício”.



Daniel Holzhacker

Psicólogo (CRP 06/127614)

www.holzpsicologia.com.br

Commentaires


bottom of page