Frequentemente pacientes me perguntam como saber se estão em relacionamentos amorosos saudáveis. Ouvimos bastante sobre relacionamentos abusivos, mas ao olhar o oposto, o que seria um saudável? A resposta é ao mesmo tempo, simples e profunda: é quando o parceiro ou parceira nos eleva a nossa melhor versão.
Nossa melhor versão nos faz consciente de quem somos, dos nossos valores e de como impactamos o mundo. A nossa melhor versão assume a responsabilidade pelas escolhas que toma e por suas consequências, ela é inteira. Quando temos alguém incentivando esse caminho, que não é fácil, ele se torna muito mais tranquilo. E proporcionar o mesmo pelo outro que amamos é igualmente recompensador.
Um bom relacionamento é feito por indivíduos inteiros, cada um com sua vida e sucessos. Viver com o outro é gostoso e recompensador quando não há dependências. É imperativo evitar a armadilha de precisar do outro sob pena não apenas de diminuir a qualidade da relação como também da própria vida.
Vale estar atento aos sinais de abuso, especialmente os mais sutis e de caráter emocional, como controle excessivo, ciúmes, tendência a diminuir a parceira ou parceiro. Permita-se estar em um relacionamento saudável que incentiva à busca de metas de vida, as melhorias pessoais e construção conjunta.
Se você está em um relacionamento e quer melhorá-lo, procure apoiar seu par para que ele seja a melhor versão que pode ser. Assim como, permita que o outro lhe apoie para que você também se torne a melhor versão de si.
Daniel Holzhacker
Psicólogo (CRP 06/127614)
www.holzpsicologia.com.br
Comments