top of page

Crise de Ansiedade e Pânico



Ansiedade normal do dia a dia, mesmo que crônica, é muito diferente de uma crise de ansiedade ou crise de pânico, como denominamos quando a crise é muito intensa. Na crise é muito difícil pensar ou fazer algo, nosso corpo reage com sudorese, taquicardia e outros sintomas e muitas vezes nos vem pensamentos e medos recorrentes, como o de morrer.


Além de evitar cafeína, álcool e drogas recreativas e procurar hábitos mais saudáveis para o padrão de vida, há várias maneiras de lidar com essas crises. As mais simples incluem respirar fundo várias vezes prestando atenção nos movimentos e sensações que aparecem na respiração, se espreguiçar e se alongar, novamente prestando atenção ao próprio corpo, caminhar de maneira rítmica respirando no ritmo dos passos e falar com alguém sobre qualquer outro assunto cotidiano enquanto olha a pessoa nos olhos e segura suas mãos.


Basicamente o que essas técnicas simples fazem é interromper o pensamento circular que deu origem à crise em primeiro lugar, através da conexão com o corpo e interação social e bastam quando são crises eventuais. Se a frequência e intensidade de crises aumentar, procure um especialista para outros recursos, inclusive psicoterapia e medicamentos.


Daniel Holzhacker

Psicólogo (CRP 06/127614)

www.holzpsicologia.com.br

Comments


bottom of page