top of page

Compulsão por Drama



Tenho percebido em pacientes e conhecidos em geral que alguns desenvolvem uma verdadeira compulsão ao drama. Precisam de fortes emoções nas suas vidas. Não importa se as emoções são positivas ou negativas e sim a alta intensidade. Encaram a alta intensidade emocional como algo positivo, e isso é perigoso.


Parece que se ficarem tempo demais em uma situação de estabilidade a vida fica cinzenta e sem graça. Procuram criar situações com forte carga emocional com seus parceiros amorosos, colegas de trabalho, pais ou filhos, ou qualquer outros com quem tenham um relacionamento significativo.


Só que isso cansa aos outros e a eles. Lentamente, aqueles que podem se afastam e evitam tamanha intensidade, como exceção aos também compulsivos por drama. Nesse caso, o relacionamento entra em um ciclo vicioso e com explosões mais frequentes e com efeitos negativos para todos.


Uma vida saudável não é destituída de emoções intensas, entretanto essas emoções não precisam estar presentes o tempo todo. Se você se descobrir buscando drama continuamente, procure entender o que lhe falta e o que essa compulsão está encobrindo. Por mais difícil e doloroso que seja, é o primeiro passo para uma vida melhor.


Daniel Holzhacker

Psicólogo (CRP 06/127614)

www.holzpsicologia.com.br

Comments


bottom of page