top of page

Como melhorar a comunicação com nosso par?



Você já notou que quando estamos conversando com alguém tendemos a planejar e preparar uma resposta mesmo antes da outra pessoa terminar de falar? Para muitos de nós isso é tão forte que terminamos interrompendo o outro na pressa de nos colocar. E no calor de uma discussão é ainda mais difícil nos segurar e ouvir até o final. Evidentemente essa dinâmica é bastante prejudicial para o relacionamento.


Como evitar isso?

Precisamos ouvir sem preparar respostas. Verdadeiramente escutar. Infelizmente nos é ensinado que para sermos fortes e inteligentes precisamos ter a resposta na ponta da língua. Temos, desde crianças, que responder prontamente com eficiência e certezas (ou pelo menos passar a impressão de que estamos certos).


Existem diversas formas de aprender a esvaziar a mente e melhorar a comunicação. Meditação como o mindfulness é um exemplo. Entretanto, a mais simples é repetir mental e silenciosamente tudo o que a outra pessoa está verbalizando. É ocupar o pensamento com a fala do locutor ao invés do próprio rebate.


É evidente que ao fazer isso sua resposta será mais lenta, mas também será mais ponderada e organizada e incluirá as verdades da outra pessoa. Se ambos os lados utilizarem essa técnica, terão uma comunicação muito mais clara, com menos ruídos e falsas interpretações.


Sem falhas de interpretação e sobreposição no discurso a conversa é mais assertiva, franca e dinâmica. Afinal, para melhorar a comunicação com nosso par é preciso primeiro escutar (sem julgamento) para depois falar (sem acusações).


Uma boa comunicação inspira e impulsiona. Uma má comunicação gera o oposto. Qual você prefere?


Daniel Holzhacker

Psicólogo (CRP 06/127614)

www.holzpsicologia.com.br

Comments


bottom of page