top of page

A importância do primeiro passo



Sabemos que toda mudança começa com um primeiro passo e apenas quando o damos é que percebemos que esse primeiro passo é o mais difícil de qualquer processo de transformação.


Como preparativo para o primeiro passo, pensamos a respeito de sua importância. É quando consideramos, ainda em um processo mental, as alternativas, escolhas e suas diferentes conclusões. Feita essa mentalização, chega o momento do primeiro passo de fato. Situações como uma mudança de emprego, alteração de comportamento ou aquela “DR” difícil com alguém são alguns exemplos. E esse "start" é um momento difícil. Ele exige coragem e enfrentamento e é quando as coisas costumam emperrar.


Escolher fazer algo de fato, muitas vezes sem saber bem as consequências, frequentemente gera angústia, medo, sentimento de culpa ou mesmo falta de energia. Por isso, o primeiro passo é o momento em que é preciso apoio e suporte. Amigos e familiares podem fazer esse papel, o que não dispensa o apoio especializado de um profissional de saúde mental. A ajuda profissional é assertiva e assegura o suporte necessário para começar e continuar o processo de transformação.


Daniel Holzhacker

Psicólogo (CRP 06/127614)

www.holzpsicologia.com.br

Comments


bottom of page