Recomeçar é uma das tarefas mais difíceis, muito mais do que começar algo pela primeira vez. Além das dificuldades naturais e esperadas, temos de lidar com a sensação do fracasso, de voltar à estaca zero.
Isso é verdade para relacionamentos amorosos, empreendimentos profissionais, estudos e todo tipo de situação. Por mais diferentes que sejam guardam algo em comum: a frustração e a dor do “tombo".
É verdade que se a vida fosse um jogo de tabuleiro, certos acontecimentos nos fariam recuar algumas casas, mas dificilmente voltar ao início. Conhecimentos, experiências e memórias, permanecem. Ao nos depararmos com a necessidade de recomeçar nunca voltamos ao início porque não somos mais a mesma pessoa, e isso é positivo.
Caso esteja na situação de ter de recomeçar, não permita que sua mente lhe convença de que é incapaz e que está destinado ao eterno fracasso. Isso só será verdade se você permitir e parar de tentar. Assim, não aceite ficar prostrado no chão. Levante-se. Siga em frente. Não pense muito e simplesmente recomece.
Daniel Holzhacker
Psicólogo (CRP 06/127614)
www.holzpsicologia.com.br
Comments