top of page

A Compulsão pelo Ódio


Compulsão é quando temos enorme dificuldade em evitar um determinado comportamento. Parece que aquilo é maior que a gente, que não há alternativa a não ser aceitar o comportamento compulsivo.


Quando se refere ao consumo de drogas ou álcool, também é comum chamarmos isso de vício, mas quando estamos tratando de um comportamento como compras, comida ou sexo chamamos normalmente de compulsão. Esses são algumas das compulsões mais comuns e fáceis de perceber, mas existem outros que são muito mais sutis, e entre eles se destacam alguns comportamentos mentais.


A negatividade, a raiva, o ódio e o preconceito são alguns exemplos de comportamentos que frequentemente se transformam em padrões compulsivos, e se você acha que está a salvo dessas compulsões preste atenção em quantas vezes nos últimos dias procurou posts falando mal, acusando, ridicularizando ou rebaixando alguma posição política, grupo ou político – independente de quem seja (atualmente os grupos mais ativos são os que querem atacar o PT e outros grupos de esquerda, e os que querem a saída do presidente Michel Temer).


Quando encontramos um post que nos faz reviver a raiva que sentimos pelo outro (não faz diferença quem o outro é), sentimos a satisfação de dividir com o mundo o sofrimento que a raiva, desgosto ou indignação nos causa, e reforçamos o comportamento compulsivo de sofrer com o que aconteceu e replicar esse sofrimento pelas redes sociais.


Estamos adoecendo de tanto ódio, e tal como um alcoolista que tenta parar de beber, precisamos parar de procurar e propagar a raiva, indignação e sofrimento.


Daniel Holzhacker

Psicólogo (CRP 06/127614)

www.holzpsicologia.com.br


bottom of page