Existem tem crises que são isso mesmo: momentos e situações críticas em que o mundo ao nosso redor praticamente nos obriga a superar problemas e “verdades” do passado para melhor continuar nossa evolução e desenvolvimento. Podemos chamar isso de novos paradigmas, ou de novos modelos mentais, mas tudo que é novo somente pôde surgir a partir da destruição criativa de uma crise.
Um bom exemplo é o que está acontecendo no Brasil, onde nos vemos obrigados a limpar pelo menos parte das velhas práticas de abuso da coisa pública. Outros exemplos podem ser encontrados na vida de cada um de nós, quando abandonamos a infância pela adolescência, quando descobrimos a vida adulta e a responsabilidade pela própria vida e autonomia. São exemplos de crescimento e evolução, e também de crises doloridas, mas necessárias.
Por isso é importante aprender a lidar e aceitar as crises, aprender com elas e sair melhor do outro lado. Fugir e resistir ao que o mundo está nos ensinando é o caminho da doença e do sofrimento.
Daniel Holzhacker
Psicólogo (CRP 06/127614)