Em época em que os ânimos estão agressivos torna-se importante decidir se queremos nos sentir sempre certos ou se queremos realmente nos comunicar com os outros.
Quantos relacionamentos, casamentos e amizades vão ralo abaixo, quantos professores deixam de ensinar, alunos deixam de aprender e negócios deixam de serem feitos pela dificuldade em se ouvir o outro e se comunicar, e quanto dessa dificuldade vem do nosso ego e da necessidade de se estar certo? Imagino que todos podem citar vários exemplos disso nessa época de agitação política.
Para se comunicar realmente com o outro precisamos perceber que ele também tem razão, pelo menos dentro da sua lógica e perspectiva, que pode ser diferente da sua, e quando dizemos isso aos outros frequentemente abrimos espaço para que a comunicação aconteça.
Precisamos também aprender a nos comunicar conosco mesmos. Não são apenas os outros que merecem e precisam a nossa compreensão e gentileza. É importante aprendermos a ser mais gentis conosco mesmos para conseguirmos ser genuinamente gentis e compreensivos com os outros.
Daniel Holzhacker
Psicólogo (crp 06/127614)
www.holzpsicologia.com.br